<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, setembro 24, 2003

REGRESSO DAS SOMBRAS 

Depois de alguns dias afastado do mundo da blogosfera, por motivos a sou completamente alheio, eis-me de regresso.
O tempo está propicio a tudo menos a ficar em casa a escrever por isso a minha ausencia percebe-se. Entre visitas ás Antas, onde apesar de nos fazer sofrer o Porto continu a vencer, e uns dias passados a namorar, o tempo esvanece-se rapidamente. Eis que acabaram as férias e as aulas estão ao virar da esquina. E com ela chegam as inevitáveis praxes.
Eu sempre fui e sou ainda, contra qualquer tipo de praxe. Acho que rituais iniciadores ficam muito a dever á integridade e dignidade do ser humano. Qualquer prova que um "caloiro" tenha de fazer para desta forma para conseguir a aceitação dos seus pares é ultrajosa. No entanto, também tenho de dar a mão á palmatória. Salvo alguns casos de jovens que nao se importam com nada, tal é o desespero que têm em ser aceites, só vai ás praxes quem quer, quem acha piada e quem se sente bem.
O meu primeiro ano de faculdade serviu, entre muitas coisas, para mudar a minha visao do mundo. E as praxes já nao se me apresentam tao brutais e selvaticas como no inicio da minha vida de universitário.Continuo a ser contra mas deixei de ter algo contra quem as pratica. Tenho lá amigos e pessoas muito queridas e sei que se lá estao é porque gostam. E cada um deve fazer o que gosta nao é verdade?
Assim, e mesmo mostrando-me contra, por uma simples questao de principio, nao deixo de mencionar mais um inicio de um ano de praxes, cujo final ocorre na Semana da Queima das Fitas, que como um amigo meu disse, nao é só paródia, musica e alcool, mas sim uma tradiçao que deve ser respeitada.

Saudaçoes
Miguel LP

quarta-feira, setembro 17, 2003

Um poema para o meu amor 

A noite já vai longa
Deitado sobre o jardim de rosas
que enfeita o infinito do meu Mundo
contemplo o céu!

As estrelas brilham como nunca e
de vez em quando
uma seta de fogo cruza os céus
disparada pelo arco mágico de Deus!

As águas, calmas e tranquilas,
dançam suavemente ao sabor da brisa.
Tudo está em harmonia!
Tudo me parece bem!

Mas, no entanto nao me satisfaz.
Sinto-me incompleto.
Falta algo especial.
Falta um sopro de vida.

Eis que, no entanto
cai dos céus, qual benção divina,
uma luz tao intensa e bela
que olho com admiraçao.

Dirigi-me entao a ela.
Os meus pés descalsos
flutuam sobre o jardim etéreo.
Parecem nascer-me asas nos pés.

Aproximei-me da luz e vi...
vi uma aura dourado que brilhava intensamente
à voltado corpo de uma mulher, bela e deslumbrante.
que parecia ser feita de ouro, rubis e marfim

Os seus olhos abriram-se e fitaram-me.
Tremi quando ela caminhou na minha direcçao
Cada passo dela era um bater do meu coraçao.
Tremi ainda mais quando parou á minha frente.

Olhei bem no fundo dos olhos
E neles vi-me refletido.
Vi-me feliz e preenchido.
Vi-me como um Homem.

Entao ela beijou-me
e eu adormeci com o nectar dos seus lábios.
Adormeci para sempre.....
Agora sou o Imperador do Mundo dos Sonhos.

Miguel LP


sexta-feira, setembro 12, 2003

11 DE SETEMBRO - QUAL DELES? 

11 de Setembro 2001 - Nova Iorque : Dois avioes atacam o World Trade Center no acto mais bárbaro que o mundo viu desde há muito. Morreram milhares de inocentes, pessoas que nada tinham a ver com a guerra que se trava entre o Imperialismo americano e a ansia do mundo árabe de se impor. E no meio disto tudo nós vimos na televisao esta tragedia. Uns choraram, outros riram ...ninguem ficou indiferente.
Eu sou anti-americano e por isso nao fui contra ao ataque aos EUA. Fui contra a morte de inocentes. Nao fui contra o ataque ao Pentágono. Fui contra a morte de crianças na creche das torres. Nao fui contra um ataque ao Air Force 1. Fui contra à morte de tripulantes inocentes. No 11 de Setembro fico dividido entre a dor de morrerem inocentes e a satisfaçao de ver os meus eternos inimigos norte-americanos experimentarem um pouco do seu veneno. Osama Bin Laden é um produto americano e por isso nao me ganha simpatia. Tudo o que há de mal no Mundo é produto americano, e estava na altura de se aperceberem disso. E merecidamente no dia 11 de Setembro. Porque?
Simples. Recuemos 30 anos no tempo.
11 de Setembro 1973 - Santiago Chile : O democratico governo de Salvador Allende, eleito para salvar o Chile da tirania dos exércitos chilenos é selvaticamente substituido por uma ditadura terrivel e ingnomiosa. Allende é morto como muitos dos seus companheiros e Pinochet é nomeado senhor do Chile. A soldo de quem? EUA, quem havia de ser? Se nao fosse a traiçao da CIA ao povo chileno talvez estes nao tivessem sofrido tanto como sofreram.
Por isso está na altura dos americanos aprenderem que todas as suas acçoes pelo mundo fora, desde a longinqua Guerra Hispano-Americana até à Guerra do Iraque nao tem motivo imaginavel. É pura prepotência!
American Style....

MLP

UM OUTRO 11 DE SETEMBRO? 

Quem diz que o 11 de Setembro é só sofrimento e dor? Só tristeza e mágoa?
O tempo faz as pessoas esquecerem. Se á 2 anos todos estavam petreficados diante da TV, hoje todos viveram apenas mais dia do ano. E o 11 de Setembro é um dia como os outros. Um dia em que também se pode amar.
Um dia em que os jovens sairam de casa (o calor convidava a tal) e foram amar-se pelas praias, pela cidade Invicta pelo campo. Todos os jovens abraçados, beijando-se, de maos dadas, significam que o Mundo nao parou. Vive e gira ainda, em torno do amor. Como eu que passei o dia abraçado á minha mulher. Á pessoa que mais amo e com partilho os meus dias. Com a minha Sofia.
Um beijo querida. Daqueles que tu gostas.

Miguel "In Love" LP

terça-feira, setembro 09, 2003

SOU O HOMEM MAIS FELIZ DO MUNDO 

SÓ ME APETECIA DIZER ISTO. TOU MESMO MUITO FELIZ. OBRIGADO QUERIDA. ADORO-TE......

MLP

domingo, setembro 07, 2003

A VERGONHA CHAMADA SCOLARI 

Foi vergonhoso o espectáculo que a seleçao nacional de futebol ofereceu aos milhares de portugueses que encheram na ultima noite o estádio D. Afonso Henriques em Guimaraes. Mostrando-se algo apática e sem coordenação alguma a seleçao portuguesa foi presa demasiado fácil para uma bem organizada seleçao espanhola.
Raul, Torres, Valeron, Baraja e companhia chegaram e sobraram para os pobres magriços que nao foram capazes em 90 minutos de jogo de contrariar o claro dominio da turma espanhola. E se em campo as diferenças eram gritantes, o mesmo se passava no banco, onde Inaki Saez deu, no entender do nosso seleccionador "um banho de bola".
Scolari mostrou mais uma vez ser um verdadeiro incompetente. Desde o momento da primeira convocatória até ao dispositivo táctico apresentado em campo, Luis Filipe Scolari mostrou nao ter nivel para estar num banco de suplentes a orientar a nossa selecçao. E terão Couto, Figo e Rui Costa lugar para estar em campo? Com uma nova vaga a irromper no nosso futebol terão estes fantasmas lugares na equipa titular? Nao terao Ricardo Carvalho, Hugo Viana, Jorge Andrade ou Cristiano Ronaldo lugar nesta selecçao? Pelo menos correm e esforçam-se.
Portugal foi uma nódoa. Tem sido uma nódoa e vai continuar a ser uma nódoa. E Scolari nao ajuda. A sua incompetencia é gritante e Portugal está condenado a continuar a sofrer.

MLP

quinta-feira, setembro 04, 2003

QUE SAUDADE.... 

Hoje aconteceu algo que me surpreendeu muito.
Estava a vasculhar uns cd´s antigos quando me deparo com uma serie de titulos que me eram familiares do genero "Um crime no Expresso de Moscovo" ou "008 Ordem Para Triunfar": Surpreso descubro o que eram. Nada mais nada menos que os 7 volumes de livros de aventuras que escrevi quando era miudo. Esta colecção, que começou como a resposta a um desafio levantado por uma imbecil professora de portugues que tive, relatava uma especie de mundo mágico vivido num futuro muito risonho entre mim e os meus saudosos colegas de Valadares, que eu adorava. Poucos terão sobrevivido aos 7 livros (até eu morri e ressuscitei) mas era de facto uma diversão. Juntavamo-nos todos nos intervalos a ler a mais recente aventura escrita por mim.
As histórias centravam-se na minha personagem, um dectetive-agente secreto, que descobria e vivia milhoes de aventuras. Todos se casavam, divorciavam, ficavam viuvos, tinham filhos, morriam e até mesmo ressuscitavam. Era uma loucura.
Quando chegou o Verao de 99 e aquela grande família se dispersou pelos 7 cantos do Mundo, também eu perdia a vontade de continuar a escrever esta saga. Afinal, só tinha piada se fosse lido por todos. E muitos, nunca mais os vi.
Para curiosidade ficam os titulos
Um Crime no Expresso de Moscovo (98)
Morte nas Caraibas (98)
Miguel, o veneno e o crime (98)
008 - Ordem para Triunfar (99)
Os Elefantes também voam (99)
008 - The End (99)
Born to Kill (99)

A TODOS OS MEUS AMIGOS E HEROIS DESTES LIVROS
Miguel LP


terça-feira, setembro 02, 2003

Não Enche 

Me larga, não enche
Você não entende nada e eu não vou te fazer entender
Me encara de frente:
É que você nunca quis ver, não vai querer, não quer ver
Meu lado, meu jeito,
O que eu herdei de minha gente e nunca posso perder
Me larga, não enche,
Me deixa viver, me deixa viver, me deixa viver, me deixa viver

Cuidado, oxente!
Está no meu querer poder fazer você desabar
Do salto. Nem tente
Manter as coisas como estão porque não dá, não vai dar.
Quadrada, demente,
A melodia do meu samba põe você no lugar
Me larga, não enche
Me deixa cantar, me deixa cantar, me deixa cantar, me deixa cantar

Eu vou
Clarificar
A minha voz
Gritando: nada mais de nós!
Mando meu bando anunciar:
Vou me livrar de você.

Harpia, aranha,
Sabedoria de rapina e de enredar, de enredar
Perua, piranha
Minha energia é que mantém você suspensa no ar
Pra rua!, se manda,
Sai do meu sangue, sanguessuga, que só sabe sugar
Pirata, malandra,
Me deixa gozar, me deixa gozar, me deixa gozar, me deixa gozar

Vagaba, vampira,
O velho esquema desmorona desta vez pra valer
Tarada, mesquinha,
Pensa que é a dona e eu lhe pergunto: quem te deu tanto axé?
À toa, vadia,
Começa uma outra história aqui na luz deste dia D:
Na boa, na minha,
Eu vou viver dez,
Eu vou viver cem,
Eu vou viver mil,
Eu vou viver sem você.

Caetano Veloso

Caetano Veloso é o mestre da musica brasileira a par com Chico Buarque. É um dos maiores poetas modernos da lingua portuguesa e a sua musica tem preenchido o imaginário de milhoes de sonhos no mundo que pensa e vive em portugues. Esta música é das mais recentes e pode nao ombrear em qualidade com outras que o celebrizaram mas transmite o estado de alma que estou a sentir neste momento e por isso é que aqui está. Para todos nós nos deliciarmos.

Miguel LP


segunda-feira, setembro 01, 2003

O REGRESSO DO CIRCO 

Termina Agosto e com ela o marasmo da televisão portuguesa, marcado por sucessivas repetições de programas dos quais já estamos saturados. Com Setembro surge também a nova grelha programativa dos tres principais canais de televisão em Portugal (enquanto a RTP 2 caminha lentamente para o fim). Mas, como se espera, este ano nao traz nada de novo.
Traz mais um Big Brother (o 4º!!!) uma formula já tao gasta mas que promete os sempre espantosos resultados que programas do genero conferem ás estaçoes. Traz também uma TVI com mais novelas e series portuguesas onde os actores têm tudo menos talento, os guiões são ainda piores que os das telenovelas venezuelanas e com um horário sempre trocado, recheado de repetições e tudo o mais. No entanto é disto que os portugueses gostam. Mas se fossem só os portugueses. Isto nao é mais que uma fórmula que tem feito sucesso um pouco por todo o lado. O que prova que o problema nao está em nós mas na nossa civilizaçao. Bem se ve que precisamos de um abanão.
A SIC como sempre vive com o fantasma do Big Brother a pairar nos céus e tenta ripostar com Idolos, que promete ser uma mistura de Operaçao Triunfo com Big Brother mas que provavelmente terá um sucesso pouco diferente dos já esquecidos Acorrentados ou Masterplan. Como tal resta á SIC continuar a confiar nas novelas da Globo e no humor, especialmente no talento de Fernando Rocha em cativar o público portugues, para se manter no topo.
Já a RTP, agora que está sob a supervisão de um governo que parece saber bem o que quer, ou pelo menos nisso acredita, vai tentar criar uma terceira via. Apostará nos concursos, um pouco á semelhança das estaçoes publicas no resto da Europa, regressando o aplaudido Quem Quer Ser Milionário, e ainda nas produçoes portuguesas e nas series de sucesso. O desporto terá sempre o seu cantinho, nao fossemos nós uma pátria de futebol e ainda por cima com o Euro á porta, e o cinema também nao será esquecido. Os programas informativos e de debates vão aumentar tentando dar a imagem de que a RTP se preocupa de facto com o que se passa por cá.
Mas no fundo o que muda de um ano para o outro? Nada. Com as excpeções do aparecimento das estaçoes privadas em 92, da subida em flecha da SIC com a "televisao em movimento" em meados da década e agora com o Império TVI sustentado na ficção e reality shows, poucas mudanças têm ocorrido na nossa televisão. E enquanto isso a TV por Cabo vai ganhando pontos. E a melhor SIC nao será a Noticias ou a Radical?

MLP

INACTIVIDADE SURPREENDENTE 

Tenho vindo a notar uma estranha inactividade na blogosfera ligada ao curso de Jornalismo da Universidade do Porto. Todos conhecem os cinco blogs principais do nosso nucleo que para além deste inclui também as Ninfas do Baú, o Discursos Paralelos, a Tasca do Zinde e o Ideias e Pensamento.
Ora se o Ideias e Pensamento tem estado fora de circulação por dificuldades técnicas que vão brevemente ser contornadas, já os restantes não têm mostrado estar ao nivel de um blog diário. É verdade que o Discursos Paralelos, o primeiro de todos nós, está de férias. Mas são umas férias já longas e prolongadas e a blogosfera, pelo menos a nossa blogosfera já espera e desespera pelos post do André, da Rita e do Ivo. As Ninfas do Baú sao outro caso. Um blog divertidissimo que tem estado perfeitamente desactualizado. Parece que a inspiração nao tem abençoado as ninfas. Meninas Carolina, Paula, Raquel, Edite e Mariana toca a escrever tá bem!!!!!!! Por fim temos a Tasca. A Tasca vive do talento do Zinde e do Pedro. Este blog apesar de nao ser actualizado com uma regularidade diária é no entanto aquele que mais posts nos tem oferecido neste Verão.
Enfim restamos nós O Por do Sol, para diariamente trazer novas ideias a este novo e emergente mundo da blogosfera.
A todos os outros blogueiros um grande abraço e espero que regressem depressa e em estilo.
A todos os nossos leitores um outro abraço e espero também que nao percam estes próximos posts destes deliciosos blogs.

MLP

This page is powered by Blogger. Isn't yours?